terça-feira, 26 de outubro de 2010

Maquete









Ideias para Intervenção

Finalmente as ideias estão tomando forma e ja temos decididos alguns pontos da nossa intervenção:

*Maquina de Bolha de sabao de ventilador+garrafa pet que será acionada de alguma maneira realizandoa  integração entre os dois lados da rua
http://www.fazeco.com.br/produtos/entretenimento-e-brinquedos/maquina-de-fazer-bolhas-de-sabao-garrafas-pet/maquina-de-fazer-bolhas-de-sabao-feita-de-garrafas-pet-artesanato.html
*Bueiro do lado da rua onde se encontra o salão de beleza
*Faixa de pedestres colorida para incorporar no "tema" da intervenção e boloar alguma forma de reduzir a velocidade dos carros para tentar concientizar da passagem dos pedestres que ali trafegam todos os dias




*Objeto interativo na caixa de lixo invertendo o papel usual para propciar algum divertimento para quem está esperando o onibus na esquina
*Utilização da animação "O paradoxo da espera do ônibus" (recursos auditivo) no ponto de ônibus
http://www.youtube.com/watch?v=Ibow_K7fqF0

*Com isso,temos que decidir se colocaremos os mobiles nas arvores ou não e os materiais que serão utilizados na intervenção em si

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Espacializando a Intervenção

  
Tudo acontece devido a uma certa arvore no final da rua :
Visão do Motorista de Onibus:
Visão do passageiro sentado no pto de onibus :
Além disso trata-se de um local de grande stress e é nesse ponto que o grupo irá focar sua intervenção,tentando tornar a rua mais agradavel pelo menos por um dia.A idéia é criar um clima anos 60,woodstock e fazer com que os pedestres interajam com a intervenção proposta.
01-Mobiles nas arvores inspirados em Alexander Calder:

02-Sensores para liberação de cheiros / sons (ainda a resolver) posicionados nas arvores das ruas
03-Chamar a atenção do motorista  para o grande fluxo de pedestres tentando atravessar a rua
04-Ocupar a "caixa" onde as pessoas sentam com um objeto interativo relacionado ao tema
05-Cad de uma das esquinas :

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Links legais =D

http://melhoresvideosyoutube.com/2010/10/03/a-mesa-que-anda-sozinha/


http://liveunderconstruction.wordpress.com/2010/10/04/minjae-lee-uma-explosao-de-cores-e-emocoes/



http://www.ohperablog.com/2010/10/fotoilustras-johan-thornqvist.html


http://www.thomasdoyle.net/reclfr_set.html

03.IDEO


Trata-se de uma empresa de consultoria em design e inovação formada em 1991 pela fusão de outras tres empresas.


Mais novo projeto :The future of the Book

http://vimeo.com/15142335


Esse novo projeto traz a preocupação com o futuro dos livros e como as pessoas podem passar a experimentar e/ou re-experimenta-los,com auxilio da tecnologia.

3 foram as linhas de raciocinio :

01-Sendo o livro um "causador" do pensamento critico,poderia haver um banco virtual dos artigos com base nos impactos causados nos leitores e opinios mais recorrentes.

02-Havendo a necessidade dos profissionais sempre estarem se atualizando,novos livros digitais deveriam ser criados e classificados por temas,projetos,departamentos,etc e as empresas deveriam criar suas proprias bibliotecas.

03-Sendo o livro uma possibilidade de descoberta,pode-se criar uma literatura interativa,não linear,despertando o interesse do leitor.
Por exemplo,buscar uma localidade citada no livro no google maps e só assim desbloquear o proximo capitulo.


Extra :Té -per-Te
http://interactionivrea.org/en/gallery/teperte/index.asp

Trata-se de um "armario de medicina tradicional chinesa" sensivel ao toque (associação de temperatura corporal e outros fatores) capaz de recomendar combinações de chás para tratamento.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

02-IVREA

O IVREA é uma organização independente ,sem fins lucrativos na qual varias empresas colaboravam com o instituto para buscar tecnologias inovadoras.Com sede em Milão, oferece um mestrado de dois anos do Programa de Design de Interação para participantes de todo o mundo com diploma universitário na área de desenho, arquitetura, comunicação, ciência da computação ou psicologia.

* THE GREENHOUSE EFFECT

http://www.youtube.com/watch?v=ENZ-PmYfkKE


Durante um evento promovido por uma revista italiana no Estadio San Siro,em Milão uma instalção composta por varias tendas foi montada representando o efeito estufa onde em cada uma delas um trabalho de um estudante era apresentado.

sábado, 2 de outubro de 2010

01-IUAV Università di Venezia



Ambient interaction project themes


1-Sinais no Espaço

Os alunos foram convidados a inventar  um ou mais "sinais no espaço": uma instalação interativa em um lugar público que deveria ser "site-specific” para dar a intensidade e a especificidade do projeto. A instalação teve que fornecer informações gravadas ou em tempo real, exata ou impressionista.
Embora a principal função da instalação tenha sido de informação e / ou a utilização, as qualidades emocionais e estéticas afetam a forma como estes são percebidos e assim precisa ser cuidadosamente considerada.
O estúdio reuniu quatro tardes por semana durante 12 semanas, o curso começou com uma semana de investigação sobre as instalações seguido por um workshop de uma semana em eletrônica por Yaniv Steiner: um projeto de jardinagem interativo. Os alunos aprenderam a usar a placa Arduino para vincular o mundo exterior e seu computador através de sensores. Seguiu-se uma semana de reflexão comum, antes de formar equipes e decidir sobre o conceito do projeto. Após quatro semanas de desenvolvimento de design e projeto detalhado o projeto foi levado até a conclusão de uma oficina de protótipos executados pela Durrell Bispo e Hulbert Tom de Luckybite, em Londres.
1.1Projetos

Resumo

Equilíbrio é uma instalação jogo que permite ao usuário ter uma idéia sobre o seu estado físico e mental. Ele foi projetado para ser colocado dentro do campo de San Giacometto em Veneza, onde ha o encontro dos usuarios para socialização,utilizando alguns dos elementos arquitetônicos do local.


Video final : http://www.youtube.com/watch?v=UE2R0tS3HX0&feature=player_embedded






1.1.2-Auditum

Carla Piazza | Fosca Salvi | Nicola Vittori

Auditum é uma instalação site-specific interativo que permite que as pessoas percebam o sentido de um lugar único por meio de uma experiência mística e introspectiva. Ele está localizado perto da igreja de San Francesco, em Veneza, em uma colunata.
Passando pelo Auditum é possível viver uma experiência reflexiva que, usando o som, cheiro e luz, recorda a história da colunata e permite aos usuários compartilhar, pelo menos um pouco, o seu passado vivido.


1.1.3-Coro Pisani

Antonio Altomare | Cardone Gianni | Muscella Daniele | Roberto Picerno

Coro Pisani é uma instalação interativa que envolve as pessoas em um jogo de música. A instalação foi projetado para ser colocado em Campiello Pisani, em frente à fachada da Academia de Veneza de Musica. Nosso objetivo é renovar o interesse na tradição do barroco veneziano de "cori spezzati" (coros separados) e, ao mesmo tempo criar uma instalação pedagógico para a aprendizagem da música.

Videos:http://www.interaction-venice.com/projects/iuav09-10Lab2/about/coro-pisani/7-download/

1.1.4-Memento


Silvia Boscolo | Alberto Moro | Erika Rossi

Memento é uma instalação pública que conecta as pessoas que cruzam Ramo de Ca 'Dario beco e ex-proprietários de Dario Palace. Este é um dos palácios mais misteriosos em Veneza, pois desde 1500 todos os seus proprietários morreram na miséria ou violência.

Videos : http://www.interaction-venice.com/projects/iuav09-10Lab2/about/memento/experience/

Stitcher individual

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Inhotim


O Inhotim é um complexo museológico criado em 2004 e abriga em meio seus jardins e pavilhões renomadas obras da arte contemporânea.
Localizado em Brumadinho (MG) é considerado o  maior centro de arte ao ar livre da América Latina o que propcia aos visitantes um outro nivel de contemplação.
A área é formada por 486 mil m²de jardins projetados por Burle Marx, com 4 mil espécies em cultivo, e está cercada por mata nativa, com 30% de todo o acervo em exposição para o público. Em reconhecimento à necessidade de preservar os 145 hectares de reserva, o instituto recebeu do Ministério do Meio Ambiente em abril de 2010 a titulação provisória de jardim botânico.



domingo, 26 de setembro de 2010

Obra do Inhotim (grupo)

Optamos por apresentar aos colegas o pavilhão de Adriana Varejão que nao apresenta obras complexas ou propriamente belas mas nos chamou a atenção justamente por causar estranhamento.A propria artista carioca afirma que "A arte não é para enfeitar ambientes. Deve incomodar mesmo e atingiu a inteligência da emoção".




Outro aspecto é que por se tratar na verdade de uma galeria,as obras foram posicionadas pensando na gradação de acesso no prédio.Ao ultrapassar o espelho dágua encontra-se a primeira obra :"Panacea Phantastica",um banco que reproduz em seus azulejos 50 tipos de plantas alucinógenas de diversas partes do mundo,na qual a artista (muito sutilmente)faz a insinuação de que as plantas ali representadas deveriam ser consumidas para se ter plena contemplação das obras.





















        Assim que se entra no ambiente interno observa-se "Linda do Rosário" que causa grande impacto pelo aspecto de visceras e carne saindo de dentro dos azulejos que compoem a obra.A inspiração para a criação veio de um acidente em um bordel do RJ (de mesmo nome da obra) no qual dois amantes faleceram apos o desabamento de uma das paredes do quarto sobre a cama dos dois.





       












Na lateral do mesmo pavimento encontra-se "O Colecionador" pintura de parede ,da série Saunas, que faz uso de uma palheta quase monocromática para criar um labirinto interior idealizado. Com seus jogos de luz e sombras, a pintura evoca espaços de prazer e sensualidade e reflete a arquitetura do pavilhão, propondo uma continuidade virtual do espaço.













         


      Ao subir as escadas somos tomados pela quarta obra apresentada :"Celacanto Provoca Maremoto" ,que envolve totalmente o ambiente contrastando o seu azul e branco caracteristicos.Especialmente criada para o espaço a partir de um painel original em apenas uma parede, a obra vale-se do barroco e da azulejaria portuguesa como principais referências históricas, mas também da própria história colonial que une Portugal e Brasil: afinal de contas aqui estamos nos domínios do mar, o grande elemento de ligação entre velho e novo mundos no período das grandes navegações.Os azulejões fazem referência à maneira desordenada e casual com a qual são repostos os azulejos quebrados dos antigos painéis barrocos.













    Pelas laterais da ultima chega-se a quinta obra : "Carnivoras". Valendo-se de uma das modalidades mais consagradas da pintura in situ, a pintura de forro, a obra pode ser visualizada a partir do primeiro ou do segundo piso.




















Por fim,saindo do segundo pavimento o visitante é levado ao terraço,onde pode apreciar a sexta e ultima obra "Passarinhos – de Inhotim a Demini" outro grande banco, pintado por Beatriz Sauer, reproduzindo mais de 250 espécies de pássaros comuns na região de Inhotim.


Obra Individual Inhotim

http://www.youtube.com/watch?v=Xfa2fvWZ6II


Escolhi a obra “O ASSASSINATO DOS CORVOS” (2008),da artista canadiana Janet Cardiff em colaboração com o seu parceiro, George Bures Miller para apresentar no blog.
O motivo da escolha na verdade, vem da primeira obra que eu pude comtemplar de Janet "Forty Part Motet" que mesmo sendo muito mais simples que a primeira (tecnicamente falando) me impressionou bastante pelo nivel de comoção causada.
Na segunda obra,o envolvimento com a narração é ainda maior com o da musica da primeira,ja que o ouvinte mergulha no sonho e entra em um universo paralelo.
A instalação é concebida como um filme cujas imagens e estruturas narrativas são criadas somente pelo som. Inspirada na gravura “O Sono da Razão Produz Monstros” (1799), de Goya, seu título faz referência ao comportamento dos corvos, que vivem, caçam e grasnam em bandos. A voz do artista ocasionalmente surge no megafone colocado no centro, contando séries de sonhos apocalípticos.

Performance apropriando de um espaço dentro da E.A

Performance Urbana

 

domingo, 12 de setembro de 2010

Estratégias de Apropriação do Espaço

Parkour ou L'art du deplacement ou arte do deslocamento

“Uns olham para uma parede e veem uma retenção,outros veem uma plataforma de lançamento”


     Muito antes de ser um “esporte” ou uma adaptação de técnicas militares francesas,o Parkour é uma intervenção urbana. O principio consiste em mover-se de maneira tal a superar obstáculos físicos utilizando apenas suas habilidades corporais e eleva a percepção do ambiente por parte dos praticantes(traceurs) criando uma visão alternativa das noções de arquitetura.

Tal pratica introduz a liberdade perante a mobilização da cidade,e esta liberdade que a torna tao atraente. Alem de elementos criativos que permitem a expressão individual e adaptação do ambiente para a criação de um movimento fluido a interação com a cidade é intensa propiciando uma experiencia única vista para muitos como uma filosofia de vida.


Deriva 

"As grandes cidades são favoráveis a distração..."


 


Trata-se de uma ideia psicogeográfica formulada pela Internacional Situacionista entre os anos 50 e 60que prega a ideia do vagar sem um rumo estabelecido ,de forma tal que o meio urbano criae seus proprios caminhos.





É uma experiência de abandono para se deixar levar pela desorientação da cidade, um trajeto dirigido pela indeterminação e pelo azar, um jogo. O desenho da cidade deveria surgir a partir do seu conhecimento. São teorias vindas a partir da apropriação do espaço, baseado em referências construídas e percebidas que chamam a atenção individual: "se deixar despertar pela cidade, vagar por ela, perdendo-se tempo deliberadamente durante dias inteiros".

 
Flaneur

"(...)Flanar é ser vagabundo e refletir, é ser basbaque e comentar, ter o vírus da observação
ligado ao da vadiagem.
(...)É vagabundagem? Talvez. Flanar é a distinção de perambular com inteligência. Nada como o
inútil para ser artístico. Daí o desocupado flâneur ter sempre na mente dez mil coisas
necessárias, imprescindíveis, que podem ficar eternamente adiadas. (...)''



Um flâneur é alguém que perambula sem compromisso por uma cidade, alguém que percorre as ruas sem objetivo aparente, mas secretamente atento aos lugares por onde passa e à possibilidade de aventuras estéticas ou eróticasa capital da frança é, por excelência, a cidade do flâneur. Esse estilo de vida foi assim chamado pelo poeta Charles Baudelaire.O flanêur é um amante das ruas que repara em detalhes que para outros cidadão passam despercebidos.Ele valoriza objetos, lugares, pessoas que o observador comum já não repara, por fazerem parte de uma rotina.







Flash mob



Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram.



Abstarindo a reitoria em grupo 3.0

http://linecrosa.blogspot.com/2010/09/reitoria-sketchup-grupo.html

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FAD








O festival de arte digital (FAD) está tendo sua quarta edição em BH entre os dias 2 de setembro e 3 de outubro.As instalações apresentadas são interativas e usam da tecnologia para possibilitar tal acontecimento.
A programação deste ano traz obras do Reino Unido, Japão, Alemanha, Grécia, Itália, Estados Unidos, França, México, Austrália, Irlanda e Singapura, além de trabalhos brasileiros.