Parkour ou L'art du deplacement ou arte do deslocamento
“Uns olham para uma parede e veem uma retenção,outros veem uma plataforma de lançamento”
Muito antes de ser um “esporte” ou uma adaptação de técnicas militares francesas,o Parkour é uma intervenção urbana. O principio consiste em mover-se de maneira tal a superar obstáculos físicos utilizando apenas suas habilidades corporais e eleva a percepção do ambiente por parte dos praticantes(traceurs) criando uma visão alternativa das noções de arquitetura.
Tal pratica introduz a liberdade perante a mobilização da cidade,e esta liberdade que a torna tao atraente. Alem de elementos criativos que permitem a expressão individual e adaptação do ambiente para a criação de um movimento fluido a interação com a cidade é intensa propiciando uma experiencia única vista para muitos como uma filosofia de vida.
Deriva
"As grandes cidades são favoráveis a distração..."
Trata-se de uma ideia psicogeográfica formulada pela Internacional Situacionista entre os anos 50 e 60que prega a ideia do vagar sem um rumo estabelecido ,de forma tal que o meio urbano criae seus proprios caminhos.
É uma experiência de abandono para se deixar levar pela desorientação da cidade, um trajeto dirigido pela indeterminação e pelo azar, um jogo. O desenho da cidade deveria surgir a partir do seu conhecimento. São teorias vindas a partir da apropriação do espaço, baseado em referências construídas e percebidas que chamam a atenção individual: "se deixar despertar pela cidade, vagar por ela, perdendo-se tempo deliberadamente durante dias inteiros".
Flaneur
"(...)Flanar é ser vagabundo e refletir, é ser basbaque e comentar, ter o vírus da observação
ligado ao da vadiagem.
(...)É vagabundagem? Talvez. Flanar é a distinção de perambular com inteligência. Nada como o
inútil para ser artístico. Daí o desocupado flâneur ter sempre na mente dez mil coisas
necessárias, imprescindíveis, que podem ficar eternamente adiadas. (...)''
Um flâneur é alguém que perambula sem compromisso por uma cidade, alguém que percorre as ruas sem objetivo aparente, mas secretamente atento aos lugares por onde passa e à possibilidade de aventuras estéticas ou eróticasa capital da frança é, por excelência, a cidade do flâneur. Esse estilo de vida foi assim chamado pelo poeta Charles Baudelaire.O flanêur é um amante das ruas que repara em detalhes que para outros cidadão passam despercebidos.Ele valoriza objetos, lugares, pessoas que o observador comum já não repara, por fazerem parte de uma rotina.
Flash mob
Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram.